CYBER SHADOW (PC, Xbox One, Ps4/Ps5, Switch – 2021)

Para os fãs de retrogaming, Cyber Shadow é uma das grandes novidades deste recém iniciado ano de 2021. Lançado no último dia 26 de janeiro, o jogo – desenvolvido pela Mechanical Head Studios e distribuído pela Yacht Club Games (famosa pelo hit Shovel Knight, de 2016) – tem todos os ingredientes necessários para cair no agrado dos saudosistas daqueles bons e velhos games de ação/aventura do Nintendo 8-bits (NES), que ostentavam uma dificuldade de ranger os dentes.

A trama de Cyber Shadow se passa num sombrio futuro pós-apocalíptico na cidade de Mekacity, na qual os avanços tecnológicos levaram a um apocalipse perpetrado por formas de vida sintéticas.

O jogador encarna Shadow, um ninja cyborg que é reativado com a missão de resgatar os membros do seu clã agora extinto e de destruir as forças malévolas que subjugaram a humanidade. Relativamente fragilizado no começo da aventura, o protagonista vai adquirindo, ao longo da sua jornada, um arsenal cada vez mais diversificado de poderes e habilidades especiais, que serão extremamente necessárias para atravessar os desafios dos onze capítulos do jogo.

Cyber Shadow é uma espécie de “carta de amor” à clássica trilogia Ninja Gaiden do NES, mas com forte influência de outros games célebres do console, em especial o celebrado Batman lançado em 1989 pela Sunsoft. Este novo lançamento emula de forma competente não apenas a estética mas também o “feeling” daqueles antigos clássicos, especialmente no que diz respeito à dificuldade intensa e às armadilhas que espreitam por todos os lados para matar o jogador sem dó nem piedade em um instante.

Ainda assim, essa emulação da mecânica inclemente dos antigos games de 8-bits é saudavelmente acompanhada de discretos recursos modernos visando equilibrar dificuldade com acessibilidade, como a presença de checkpoints em diferentes pontos de cada uma das 11 (longas) fases do jogo. Dito de outra forma: Cyber Shadow até parece, num primeiro momento, um osso duro de roer tão impiedoso quanto Ninja Gaiden ou o Batman de 1989 – mas, na prática, não é (o que não muda o fato de que você vai ter que penar bastante para chegar no fim do jogo). Em termos práticos, podemos dizer que Cyber Shadow é mais fácil (ou talvez seja melhor dizer menos insanamente difícil) do que os games de NES nos quais se inspira, mas bem mais longo em termos de conteúdo. Por mais ninja que o jogador seja, serão necessárias pelo menos umas quatro horas de jogo contínuo para atravessar todos os níveis do começo ao fim.

Comecei a jogar Cyber Shadow há algumas semanas e, por enquanto, estou na fase 4. Não foi fácil chegar até aqui e ainda tenho um longo caminho até “zerar” o game. Mas a empreitada vale a pena e é diversão garantida, especialmente para os fãs de retrogaming e para os saudosistas da trilogia Ninja Gaiden do NES.

Cyber Shadow está disponível para Windows, Linux, macOS e para os consoles Switch, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox One. Neste momento, a versão para Windows está custando R$ 37,99 no Steam. Para os proprietários do Xbox One (plataforma na qual estou jogando o game), uma boa notícia: Cyber Shadow está sendo disponibilizado de graça para os assinantes do serviço Game Pass. Não perca!

2 pensamentos sobre “CYBER SHADOW (PC, Xbox One, Ps4/Ps5, Switch – 2021)

  1. Uau, valeu Henrique ! Lindo jogo e realmente so lembro do Ninja Gaiden do Nintendinho ! Um forte abraco !

  2. Rapaz, uma mistura da sensação de Ninja Gaiden com a do Batman é o melhor dos mundos. Adorei. Tem jogos que dão prazer em sofrer. Quando são bem feitos e a gente sente a evolução aos poucos. Mas, claro. Não reclamo de passwords e checkpoints. Sempre bem-vindos. Essa penúltima foto me lembrou muito a abertura de Mazin Saga (Mega Drive). Ótimo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s