AS ÚLTIMAS NOVIDADES GAMERS DO NATAL … DE 1997/1998!

Ho, ho, ho! Feliz Natal, meus caros retrogamers! Aqui quem fala é o Fantasma do Natal Passado. Estou de volta! Depois da nossa pequena viagem no tempo para os natais de 1981 e 1982, agora é hora de conferir o que estava rolando na cena gamer natalina de 1997 e 1998. Apertem os cintos e venham comigo!

O gênero “games de corrida” estava prestes a mudar para sempre em dezembro de 1997 por conta do lançamento do hoje lendário Gran Turismo para o Playstation. Aclamado por público e crítica, o jogo se tornou simplesmente o título mais vendido do PsOne em todos os tempos, com 10.8 milhões de unidades comercializadas pelo mundo afora. Com uma combinação animal de visual, música e jogabilidade, Gran Turismo deu origem a uma franquia que continua firme e forte até os dias atuais.

O lançamento de Gran Turismo, por si só, já seria mais do que suficiente para colocar o Natal de 1997 na história. Mas tem mais: o mesmo mês de dezembro daquele ano testemunhou a chegada de uma das continuações mais aguardadas dos anos 90 – Quake 2!

O primeiro Quake havia abalado o mundo em 1996 e revolucionado para sempre o estilo FPS (first-person shooters). Com seus ambientes e personagens construídos inteiramente em 3D, Quake tornou imediatamente obsoletos todos os jogos do estilo que estavam no mercado até então e tomou de assalto a coroa que pertencia ao célebre Duke Nukem 3D. Depois de um jogo arrasa-quarteirão como Quake, era natural que o hype em torno de uma continuação estivesse em níveis estratosféricos. Quake 2 inovou com gráficos ainda melhores, embora sua temática e ambientação tenham ido numa direção mais ficção científica/militar/alienígena, bem diferente do terror lovecraftiano que tão bem caracterizava o jogo original.

Assim como aconteceu com o primeiro jogo, Quake 2 foi adaptado posteriormente dos PCs para o Nintendo 64. O curioso foi a “troca de papeis” entre o Sega Saturn e o Playstation: o Saturn ganhou uma versão do Quake original, mas ficou sem Quake 2. Já o Playstation nunca ganhou uma adaptação do primeiro jogo, mas teve uma versão de Quake 2 lançada posteriormente. O Quake 2 do Playstation pegou muita gente de surpresa e derrubou queixos no chão por sua qualidade visual, sendo lembrado até hoje como uma das mais destacadas proezas técnicas do console.

As paradas da época eram dominadas por games como Formula 1 ’97 (Playstation), Nuclear Strike (Playstation), Sega Worldwide Soccer ’98 (Saturn) e Resident Evil (Saturn). No PC, a expansão The Aftermath do clássico Command and Conquer – Red Alert despontava no topo das paradas, acompanhada de títulos como Total Annihilation e Hexen 2. Nos arcades, a Sega estava lançado Sega Bass Fishing, um jogo de … pesca! Esse tipo de coisa não é a minha praia (com o perdão pelo trocadilho!).

Saltamos para o Natal de 1998 e algumas coisas interessantes estavam surgindo também no ano seguinte. Ok, não teve nenhum lançamento com a importância história de Gran Turismo, mas não dá para reclamar de um dezembro que teve o lançamento de The House of the Dead 2 nos arcades e de Star Wars: Rogue Squadron no Nintendo 64. Rogue Squadron é lembrado até hoje com um dos melhores games da franquia Star Wars em todos os tempos – e com razão!

Achou pouco? Pois Sonic Adventure, o jogo que consagrou a transição do ouriço da Sega do visual 2D para o 3D, chegou no Dreamcast em dezembro de 1998. Pode não ser um jogo perfeito, pode não ser um clássico da estatura de Super Mario 64, mas é um game fantástico para os padrões da época e que estabeleceu os padrões das aparições posteriores do Sonic em games das próximas gerações. Falando no Mario (aquele que te deu Feliz Natal atrás do armário), dezembro de 1998 também contou com o lançamento de Mario Party para Nintendo 64. O jogo não faz muito o meu tipo, mas foi o pontapé inicial em uma franquia bem sucedida.

Em um toque de nostalgia retrô, em dezembro de 1998 a Activision lançou para o Playstation uma versão repaginada de um de seus clássicos mais antigos, o pioneiro Asteroids – um hit dos arcades lá dos idos do Atari 2600. A nova versão não era nada de parar o trânsito, mas tinha o seu charme.

Enquanto isso, no Natal de 1998, as paradas eram dominadas por games como Tekken 3, Medievil, Colin McRae Rally, Victory Boxing 2 e International Superstar Soccer Pro 98 (todos do Playstation), bem como por F-1 World Grand Prix e 1080 Snowboarding (do Nintendo 64). Tudo isso rolava, é claro, ao som de Cher cantando Believe a plenos pulmões nas rádios.

Era isso, meus amigos! Obrigado por acompanharem essa pequena jornada rumo aos natais passados. Feliz Natal para todos vocês!

Um pensamento sobre “AS ÚLTIMAS NOVIDADES GAMERS DO NATAL … DE 1997/1998!

  1. Sonic Adventure realmente foi um feito incrível. Imagine o medo de errar feio nesta transição 2d/3d? Especialmente por se tratar do ícone máximo da Sega! O jogo fez o seu papel direitinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s