Ok, o Halloween já passou, mas hoje é sexta-feira 13 e a data pede uma boa velharia com temática de horror. Se for de graça, melhor ainda, certo? Então aqui vai uma ótima sugestão: Alien Carnage!
Ué, mas o nome do jogo não era Halloween Harry? Bem, era … mas mudou!
Lançado pela Apogee para PCs (sistema operacional DOS) em 1993 originalmente como Halloween Harry, o game saiu em outubro daquele ano – portanto, às vésperas do Halloween. No entanto, posteriormente a Apogee ficou preocupada com a possibilidade de que o jogo perdesse seu apelo após a data e que fosse visto apenas como um joguinho “temático” de Halloween, o que potencialmente poderia reduzir o apelo comercial do game durante todo o resto do ano. Por isso, já no ano seguinte, Halloween Harry foi relançado como Alien Carnage.
Halloween Harry/Alien Carnage é um jogo de plataforma side-scrolling no qual o protagonista, Halloween Harry, combate alienígenas que invadiram a Terra e que estão transformando as pessoas em zumbis. O principal objetivo é resgatar as pessoas que os aliens capturaram. Para ajudar na missão, Harry conta com diversas armas diferentes (incluindo um lança-chamas) e um jetpack que permite que o herói alcance plataformas mais altas.
Você lembra do clássico H.E.R.O do Atari? Imagine um H.E.R.O com gráficos bem melhores, armas mais legais e inimigos mais terroríficos e você estará chegando perto de Halloween Harry/Alien Carnage.
Em relação aos comandos, o jogador usa a tecla “Control” (ou o direcional para cima) para voar com o “jetpack”, a tecla “Alt” esquerda para atirar e a barra de espaços para selecionar armas. O botão de tiro também é usado para ativar alavancas que são encontradas pelo caminho.
No início, o jogador começa com um lança-chamas e com um lança-mísseis. Convém ser econômico: o combustível do jetpack e do lança-chamas não é infinito e demanda reabastecimentos periódicos (nas máquinas de autoatendimento). O mesmo vale para os mísseis.
O game é dividido em quatro missões, cada uma situada em um local diferente: esgotos, fábrica, quarteirão de escritórios e nave espacial dos alienígenas. Você pode jogar cada missão na ordem que preferir.
Conheci este jogo ali por 1994 ou 1995, na versão que ainda era chamada de Halloween Harry, e gostei muito dele. Desconfio que o que eu tinha naquela época era uma versão “shareware” que só continha a primeira das quatros missões. Ainda assim, a experiência era bem legal. Claro, o jogo está longe de ser perfeito: a mecânica do jogo acaba sendo um pouco repetitiva depois de um tempo, a jogabilidade é um pouco “dura” e o perfil progressivamente mais “labiríntico” das fases é um desafio para a paciência do jogador. Mas o visual cartunesco, a ambientação divertida e a boa trilha sonora falam mais alto.
O melhor de tudo é que o jogo foi adaptado para rodar em Windows nos PC contemporâneos, sendo que essa versão encontra-se oficialmente disponível DE GRAÇA no site da produtora 3D Realms, sucessora da Apogee. Esta versão roda por meio do emulador DosBox, mas não se preocupe: tudo já vem previamente configurado e pronto para jogar, não sendo necessária nenhuma intimidade com o emulador.
Você pode obter sua cópia gratuita de Halloween Harry/Alien Carnage no seguinte link:
https://3drealms.com/catalog/alien-carnage_48/
Feliz sexta-feira 13! 😀
Postagem muito boa, é bom ver que o site não morreu.