JACKIE CHAN IN THE PROTECTOR (1985, MSX)

O MSX foi o meu primeiro microcomputador. Ganhei um (na verdade, um clone nacional da Gradiente, o saudoso MSX Expert) no meu aniversário de onze anos, em 1992, e ele foi o meu fiel companheiro até o começo de 1996, quando migrei para um PC. Dezenas de games de MSX passaram pelas minhas mãos naqueles anos, e um dos quais lembro com carinho é esse divertido Jackie Chan in the Protector, lançado em 1985.


A mecânica do jogo, apesar de simples, é diferente e interessante. O site Hardcore Gaming 101, numa boa definição, descreveu o jogo como “uma mistura de Mario Bros com Yie Ar Kung Fu“. O jogador encarna Jackie Chan (o personagem, apesar da cabeleira azul, até que lembra mesmo o ator) e enfrenta uma série de bandidos armados com facas, armas de fogo, caixotes e outras porcarias.

Mas não se trata de um jogo de progressão lateral. Cada fase exibe uma única tela (no melhor estilo Donkey Kong), com dois ou três inimigos posicionados em diferentes partes do lugar, e Jackie precisa dar cabo de todos sem ser morto. Para tanto, é preciso fazer uso de elásticos (que aumentam o alcance do pulo do herói) e pêndulos que permitem que ele alcance as plataformas superiores. Parece barbadinha, num primeiro momento, mas o game é surpreendentemente desafiante depois das primeiras três ou quatro fases. Você verá o que é bom pra tosse ao tentar dar uma voadora naquele babaca que atira facas ao mesmo tempo em que, no andar de cima, um maníaco fica jogando infinitos caixotes de madeira em você.

Jackie Chan in the Protector é um game bastante simples, mas muito divertido, e tem o mérito de ser exclusivo do MSX. Os gráficos coloridos e bem definidos (aliado ao “gritinho digitalizado” que o herói dá ao passar de fase) permitem dizer que o jogo é bom no quesito técnico. A jogabilidade também é boa, mas um pouca “dura”, e requer alguma prática. De qualquer forma, não se trata de um jogo frenético, mas quase de um “puzzle de ação”. Para sobreviver, mais do que dar golpes rápidos, é preciso estar atento aos ataques dos inimigos para desviar de facas, tiros, caixotes e porretes. De qualquer forma, nosso herói conta com chutes, socos, rasteiras e voadoras para encarar os marginais que não lhe dão sossego.

O jogo foi baseado no filme The Protector, lançado no mesmo ano e (ohhh, vejam só!) estrelado por Jackie Chan. Foi uma tentativa do astro chinês de “estourar” no mercado americano, mas sem sucesso. O filme foi um fracassso nos EUA, e Chan só veio a finalmente conquistar o público americano dez anos depois, em 1995, com o sucesso de Rumble in the Bronx. Apesar disso, o sucesso de The Protector nos países asiáticos foi suficiente para que a Pony Canion tomasse a iniciativa de fazer um game baseado no filme para o MSX. Sorte dos MSXzeiros das antigas, que puderam se divertir com aquele que eu considero o melhor jogo de Jackie Chan feito para a plataforma.

Anúncios

3 pensamentos sobre “JACKIE CHAN IN THE PROTECTOR (1985, MSX)

  1. MSX não era um computador específico de uma marca. Era uma especificação open source de hardware feita pela Microsoft, com ajuda da ASCII Corporation. Foi criado para ser uma plataforma homologada para rodar o MSX Basic, uma versão ampliada do MS Basic (MSX significa MicroSoft eXtended). Era uma idéia da MS para ganhar dinheiro com software sem ter que se associar a um fabricante de hardware específico. Por isso não existe clone de MSX, uma vez que a Microsoft não cobrava royalties pela especificação do hardware, deixava aberto a quem quisesse montar.

    • Você tem razão, Guilherme. O uso da palavra “clone” no post não deve ser mau compreendido, pois o MSX era um padrão e não um computador específico de uma fabricante em particular, como você bem observou. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s