Friday the 13th (Nes, 1989)

nes_friday13021

Game baseado nos primeiros quatro filmes da clássica série de terror Sexta-Feira 13, mais diretamente em Sexta-Feira 13 Parte 4 – Capítulo Final, pelo que sugere a rápida animação com a faca e a máscara que se vê antes da tela de abertura.

O jogador escolhe, como seu personagem, um membro de um grupo de adolescentes que vai para o camping Crystal Lake tirar férias. Mas, como todo mundo sabe (menos eles), o lugar é vigiado por Jason, o psicopata assassino morto-vivo.

nes_friday13031

Apesar de alguns pontos negativos, Friday the 13th é um excelente game de 8-bits, misturando ação-plataforma com adventure em primeira pessoa. É um jogo original, instigante e desafiador, que consegue a façanha de prender o jogador num leve clima de suspense e tensão, mesmo tendo míseros 512 Kbits de memória ( 64 Kbytes ! ). Contribui bastante para este resultado a música de mistério que toca quando se entra nas casas do camping.

nes_friday13041

Pontos positivos: as liberdades criativas (o camping é povoado por zumbis e até lobos, a cabeça da mãe de Jason é um dos inimigos do jogo – numa evidente homenagem ao segundo filme da série, etc); o clima de mistério; os cenários; a passagem do dia pra noite no decorrer do jogo.

Pontos negativos: o ataque sem fim dos zumbis; o mapa incrivelmente confuso; a péssima jogabilidade em primeira pessoa dentro das cabanas; a quase inutilidade das pedras como arma.

Com seus prós e contras, dificilmente se poderia fazer, num console de 8-bits, um game sobre Sexta-Feira 13 tão afinado com o clima dos filmes quanto este. Imperdível para fãs de horror e/ou jogos antigos.

nes_friday13011


Anúncios

3 pensamentos sobre “Friday the 13th (Nes, 1989)

  1. Como esse jogo é tri! Mas é difícil pra cacete. Consegui matar o Jason só duas vezes. Na terceira vez, ele fica muito rápido.

  2. Pingback: FRIDAY THE 13th (1986, COMMODORE 64/ZX SPECTRUM) |

  3. Pingback: FRIDAY THE 13th (NES, 1989): como matar Jason e terminar o game! |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s