BACK TO THE EIGHTIES – As últimas notícias gamers de fevereiro … de 1987!

Screen-Shot-2018-08-30-at-13.43.04

De forma emocionante, as primeiras fotos do novo computador doméstico Amiga 500 da Commodore chegaram à imprensa de computação. A Commodore esperava que sua nova máquina assumisse o poder dos sistemas 520ST da Atari, estabelecidos no Reino Unido e nos EUA. A empresa antecipou o lançamento do Amiga nos EUA em abril, com o Reino Unido logo após. Para a frustração dos consumidores do Reino Unido, eles foram prejudicados com o preço fixado em 599 libras esterlinas, enquanto os americanos pagaram US$ 599 pela mesma configuração.

A empresa de software barato, Mastertronic, tinha comunicados de imprensa voando como confetes. O primeiro dos três comunicados à imprensa revelou que a empresa deveria entrar no mercado de software de 16 bits com seu novo rótulo, 16-Blitz. O primeiro jogo disponível seria Ninja Mission, que seria lançado no Atari ST e PC por meras 9,95 libras.

Os tentáculos da Mastertronic começaram a se estender para além das costas britânicas com a criação da Arcadia Systems. Esta subdivisão da companhia estaria sediada nos EUA e se concentraria no desenvolvimento de novos jogos para arcades.

Infelizmente, os tempos de desenvolvimento para os poucos jogos que estavam sendo trabalhados tornaram-se tão prolongados que essa operação cara quase colocou toda a
empresa fora do negócio. A Arcadia foi rapidamente descartada sem que nada de especial fosse produzido.

Para completar o trio digno de nota, o melhor foi deixado para o final. Melbourne House, famosa por jogos como The Hobbit e Horace, foi comprada através de sua holding, a Beam Software, por um valor reportado de 1 milhão de libras, embora se pensasse que o valor real estivesse mais próximo da metade dessa soma.

A Mastertronic estava interessada em entrar no mercado de software com preços completos e, em vez de criar seu próprio novo rótulo, buscou a idéia de comprar um nome conhecido existente. A Beam Software estava enfrentando problemas financeiros naquela época e, assim, foi fechado um acordo que beneficiou ambas as partes.

O nome da Melbourne House permaneceu intacto com novos títulos iminentes, como Throne Of Fire e Judge Dredd. O último resultou em uma porcaria de jogo para o C64 e o Spectrum.

btte1

A CRL anunciou que seu mais novo jogo seria como o antigo jogo de taco, bola e parede Breakout. É verdade que tal anúncio não chegava a ser algo para balançar as calças de excitação. No entanto, Ballbreaker seria isométrico e apresentaria mísseis e monstros. Tinha boa jogabilidade e visual bonito, mas a medição do efeito 3D e do ponto onde a bola estava em relação ao seu taco não foram coisas tão bem executadas quanto poderiam ter sido, tornando Ballbreaker abertamente frustrante. Ele estreou no CPC da Amstrad, com uma versão Spectrum a seguir mais tarde.

A Ocean Software orgulhosamente divulgou seu atual trabalho em andamento, uma conversão do clássico jogo de arcade Mario Bros. O original não foi muito empolgante, mas a Ocean achou que havia espaço no mercado para outro jogo de plataforma. Eles estavam tristemente enganados. Era tão monótono e sem vida quanto um cocô seco de vaca. Além disso, a Atari havia convertido o mesmo título três anos antes, também no C64, e era graficamente superior e notavelmente mais jogável que a versão da Ocean, fazendo com que esta “novidade” parecesse ainda mais desprezível.

A Gremlin Graphics, enquanto desenvolvia Gauntlet e, mais tarde, seu Deeper Dungeons para a US Gold, encontrou tempo para produzir algumas ofertas muito palatáveis ​​para seu próprio rótulo. Bounder, um conto de bolas saltitantes que levavam à frustração do tipo atirar-o-joystick-lone, estava recebendo o tratamento de sequela. Re-Bounder – essencialmente mais do mesmo, exceto que sua bola agora está blindada e empacotando calor – acabou sendo lançado no C64 e bem recebido, com a conversão do Spectrum desaparecendo estranhamente no éter para nunca mais ser vista. Que pena.

Houve melhores notícias para os jogadores do Spectrum com a sequela de Thing On A Spring quase pronta para ser lançada. Apesar de que C64, CPC, Spectrum e MSX estavam recebendo versões do novo Thing Bounces Back, foi na verdade o primeiro lançamento do “Thing” nos dois últimos sistemas. Mais uma vez, o jogo foi muito bem recebido por todos.

Concluindo o trio triunfante de Gremlin, Jack The Nipper II: In Coconut Capers, apresentando as façanhas de retorno do “filho-bebê-fofo” do Wally Week (protagonista do celebrado Pyjamarama, de 1984). A Gremlin mais uma vez realizou sua magia e produziu uma aventura arcade bastante decente.

hqdefaultJack the Nipper II: In Coconut Capers (ZX Spectrum)

A Computer & Video Games colocou o Contact Sam Cruise (Microsphere, Spectrum) como um dos seus dois Jogos do Mês, sendo o outro a compilação de jogos gêmeos de Uridium e Paradroid (Hewson, C64).

O status C&VG Hit foi concedido a mais uma dúzia: Fairlight II (The Edge, Spectrum), Skate Rock (Bubble Bus, C64), Paperboy (Elite, C64), Championship Wrestling (US Gold/ Epyx, C64), Five Star Games (Beau Jolly, Spectrum, C64 e Amstrad), Impossaball (Hewson, Spectrum), Katrap (Streetwise, Spectrum), Boulderdash Construction Kit (Databyte, C64), Destroyer (US Gold/ Epyx, C64), Terra Cresta (Imagine, C64), Erebus (Virgin, C64) e Myorem (Robico Software, BBC B).

btte2

Embora os jogadores de Commodore 64 tivessem de passar sem um jogo padrão  Medalha de Ouro neste mês, houve muitos aclamados pela Zzap! 64 em fevereiro de 1987. Os beneficiários da premiação da publicação foram Gauntlet (US Gold), Silicon Dreams (Level 9/Rainbird), Moonmist (Infocom/Activision), Dragon’s Lair II: Escape From Singe’s Castle (Software Projects), Park Patrol (Firebird) e They Stole a Million (39 Step/Ariolasoft).

A revista Amstrad da Newsfield tinha seus “Amtix Accolades” enfileirados para premiar Gauntlet (US Gold), Into The Eagles Nest (Pandora), Starglider (Rainbird), The Sacred Armor of Antiriad (Palace Software), Mercenary (Novagen) e também The Pawn (Rainbird / Magnetic Scrolls) para jogadores da plataforma PCW8256 (todos os três que existiam no mundo…).

Into the Eagles Nest (Amstrad CPC)Into the Eagles Nest (Amstrad CPC)

Com o Gauntlet original subindo alto nas paradas, clones do jogo eram o sabor do momento entre os desenvolvedores de games. Em fevereiro de 1987, a revista Amstrad Computer User comparou vários títulos no “estilo Gauntlet”, incluindo Storm (da Mastertronic), Druid (da Firebird) e Dandy (da Electric Dreams) para ver se havia alguma coisa melhor do que Gauntlet no mercado. Não havia.

Gauntlet_C64 Gauntlet (Commodore 64)

 

O QUE ESTAVA NAS PARADAS EM FEVEREIRO DE 1987

MÚSICAS
1) “I Knew You Were Waiting (For Me)” – Aretha Franklin & George Michael
2) “Heartache” – Pepsi & Shirlie
3) “Down to Earth” – Curiosity Killed the Cat
4) “Almaz” – Randy Crawford
5) “It Doesn’t Have to be That Way” – The Blow Monkeys

GAMES DE ZX SPECTRUM

1) Oli & Lissa
2) Paperboy
3) Uridium
4) Trivial Persuit
5) Infiltrator

Uridium_ZXSpectrumUridium (ZX Spectrum)

(Artigo publicado originalmente na revista britânica Retro Gamer, nº 63, em abril de 2009).

2 pensamentos sobre “BACK TO THE EIGHTIES – As últimas notícias gamers de fevereiro … de 1987!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s