MOLEY CHRISTMAS (1987, ZX Spectrum)

MC08

Monty Mole era um conhecido personagem de jogos de computador dos anos 80. Entre 1984 e 1990, ele protagonizou seis games, todos produzidos pela Gremlin Graphics.

Eu conheci o personagem entre 1992 e 1993, quando joguei pela primeira vez no meu micro MSX o jogo Auf Wiedersehen Monty, lançado em 1987. Até hoje, é o meu game favorito do Monty. Nele, a incansável toupeira viaja por toda a Europa coletando dinheiro para realizar o seu sonho de comprar uma ilha na Grécia e se aposentar nela.

Mas o assunto de hoje não é o Auf Wiedersehen Monty, e sim o jogo do Monty que saiu em dezembro do mesmo ano e que certamente é um dos games natalinos mais simpáticos de todos os tempos.

Nos anos 1980, era comum em diversos países que as revistas de jogos de computador eventualmente viessem acompanhadas de uma fita cassete (uma das mídias mais populares na época) contendo jogos  e outros brindes que invariavelmente eram recebidos com festa pelo público destas revistas. Lembrem-se: era uma época muito anterior à popularização da internet e ter acesso a software (ainda mais de graça!) era algo que excitava qualquer usuário de computadores domésticos.

MC01

Pois bem, na edição de janeiro de 1988 (que, imagino eu, chegou às bancas a tempo para o Natal de 1987), uma das mais populares revistas britânicas de games de computador, a Your Sinclair, surpreendeu os seus leitores com um presente muito acima da média: uma fita cassete contendo Moley Christmas, um pequeno e completo game natalino inédito da toupeira Monty.

MC09_02

Produzido com o mesmo visual, jogabilidade e trilha sonora do então recente Auf Wiedersehen Monty, Moley Christmas trazia uma aventura de Natal do pequeno Monty. Na trama, ele precisa ajudar o pessoal da Gremlin Graphics e da Your Sinclair a produzir, gravar, embalar e distribuir a edição da revista acompanhada do seu joguinho.

É isso aí: a toupeira Monty num jogo no qual ele precisa assegurar o lançamento do próprio jogo no qual ele está. Pura meta-narrativa natalina!

MC09

O jogo é bastante simples, mas é muito divertido e tem um feeling especial. Ao contrário de Auf Wiedersehen Monty (um game enorme e extenso para a época, com inúmeras telas e locações diferentes), este Moley Christmas tem apenas seis telas. Com um pouco de treino e destreza, é possível chegar ao final dele em questão de minutos.

O jogo começa nos escritórios da desenvolvedora Gremlin Graphics. Lá, Monty precisa coletar o código-fonte impresso do jogo. Nada muito difícil. O maior desafio é o relógio, pois o tempo é cronometrado e limitado.

MC02

A segunda tela é o local de produção do jogo. Monty deposita o código-fonte do jogo e precisa coletar a master tape. A rapidez, aqui, é novamente importante.

MC03

Na terceira dela, Monty está no local de prensagem das fitas cassete. Aqui, ele precisa coletar oito fitas para distribuição.

Essa tela me matou inúmeras vezes até eu entender o que precisava ser feito. É o seguinte: você precisa passar na frente da janelinha branca para ativar a produção e então deve sair imediatamente daquele ponto da tela (tão logo o rolo de fita apareça).

MC04

Tem mais: você não pode conduzir Monty à saída da tela antes de a pilha de fitas acumular oito fitas – e nem depois! Ou seja, você tem que deixar Monty pertinho da saída e levar ele em direção às fitas logo após a passagem na esteira da última fita. Leva algum tempo para pegar o timing correto, mas não é difícil depois que a gente compreende as regras do cenário.

A quarta tela é uma rodovia, à qual Monty precisa sobreviver para levar as fitas até o escritório da revista Your Sinclair. Tudo muito fácil até a parte final (inferior) da tela, na qual há um bizarro automóvel com dentes ameaçadores. Para passar por ele, é necessário caminhar levemente pela frente da criatura até que ela esboce uma intenção de ataque. Depois que o bicho se manifestar, basta saltar sobre ele.

MC05

A quinta tela se passa no escritório da revista. Aqui, Monty precisa pegar as cópias da nova edição da Your Sinclair para distribuição.

MC06

A sexta e última tela mostra Monty levando as cópias da revista para uma banca de jornaleiro, a fim de disponibilizar as publicações para venda. Aqui, a jogabilidade se converte em algo semelhante ao clássico Frogger, com a heroica toupeira desviando de diversos veículos.

MC07

Como dá pra ver, o jogo é bem curtinho. Porém, é irresistível para os fãs dos clássicos games do bom e velho micrinho britânico ZX Spectrum e representava um adorável presente de Natal para os leitores da revista. Ao mesmo tempo em que é relativamente fácil e muito curto, a jogabilidade é viciante e o charme retrô do game é irresistível. Eu simplesmente não consegui parar de jogar até dominar todas as telas e chegar ao final. Para quem é fã do Spectrum, esse jogo não poderia ser mais recomendável – ainda mais no período natalino!

O melhor de tudo é que você nem precisa se preocupar em baixar uma cópia do jogo, nem em configurar um bom emulador de Spectrum para experimentá-lo nos computadores modernos. No link abaixo, você pode jogar Moley Christmas direto no seu browser, por meio de um emulador online já configurado. Claro que, ainda assim, você terá que se virar com os controles originais do jogo (teclas Z e X para esquerda e direito, barra de espaços para pular e O e L para cima e baixo). É um esquema de teclas chatinho e ultrapassado para os padrões atuais, mas nada que não se consiga dominar tranquilamente depois de algumas tentativas.

Monty Mole e o Cemetery Games desejam a todos um FELIZ NATAL! 😀

MC10

Um pensamento sobre “MOLEY CHRISTMAS (1987, ZX Spectrum)

  1. Cara muito bom os seus textos. Você fala dos jogos e da época de uma maneira simples e aprofundada. Você tem um canal no YouTube?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s