ALIENS (1990, Arcades)

A cinessérie Alien é uma das franquias mais famosas do cinema de ficção-científica em todos os tempos, e isso se deve especialmente em virtude dos dois primeiros filmes da série: o revolucionário Alien (1979), dirigido por Ridley Scott, e Aliens (1986), dirigido por James Cameron e amplamente considerado como uma das melhores sequências já feitas.

Vários games baseados nos dois primeiros filmes foram lançados ao longo dos anos 80. Alien (1982), lançado para o Atari 2600, foi o primeiro de todos e era uma porcaria (o game já foi resenhado numa das etapas da Maratona Atari aqui do Cemetery Games). Depois, em 1984, veio Alien para Zx Spectrum, Commodore 64 e Amstrad CPC. Era um bom jogo de suspense, no qual era preciso procurar o alienígena assassino dentro da imensa nave Nostromo. Foi bem elogiado pela mídia especializada da época, mas acredito que não fez muito barulho aqui no Brasil (cujo mercado de microcomputadores ainda se arrastava naquele tempo).


Relacionados ao segundo filme da série (conhecido por aqui como Aliens – O Resgate), em 1986 foi lançado Aliens – The Computer Game para Zx Spectrum, C64, Apple IIe e Amstrad CPC. O game foi feito pela Activision, e dividiu opiniões na época. A revista Your Sinclair deu nota 9.0 para a versão do Spectrum, enquanto que as revistas Crash e Your Sinclair deram respectivamente notas 4,0 e 5,0 para a mesma versão. O jogo viria a ser conhecido também como Aliens US Edition, já que quase na mesma época foi lançado outro jogo com o mesmíssimo nome – Aliens: The Computer Game – dessa vez pelas mãos da Software Studios.

Esse segundo Aliens – The Computer Game chamava a atenção pela jogabilidade em primeira pessoa (embora tosca que dói), e chegou a ser lançado para o MSX, plataforma no qual conheci o jogo ali por volta de 1993. O que todo mundo lembra quando fala desse jogo é dos invariáveis cagaços que o jogador tomava, pois os aliens meio que apareciam do nada na frente do jogador, o que causava uns sustos de cair da cadeira! O jogo era meio confuso e não era muito fácil entender o que se devia fazer, e muitos (entre os quais me incluo) apenas ficavam dando voltas pelo cenário até o pelotão inteiro ser dizimado pelos aliens.


Curiosamente, depois disso MAIS UM game de computador baseado no filme Aliens foi lançado em 1987, somente no Japão e exclusivamente para o MSX. O jogo se chamava simplesmente Aliens, e foi feito por ninguém menos do que pela célebre Squaresoft. Era um jogo de ação plataforma com gráficos coloridos e caprichados para os padrões do MSX, e provavelmente é um dos mais obscuros games baseados na série Alien já feitos até hoje.


Apesar de todos esses games serem acima da média (tirando o péssimo e pioneiro jogo do Atari 2600), nenhum deles havia conseguido capturar a ação frenética do segundo filme da cinessérie. Foi isso que a Konami finalmente fez, em 1990, ao lançar o seu Aliens nos arcades.


O Aliens da Konami era um jogo de ação linear ao extremo, bastante curto, com jogabilidade simples, gráficos sem nada de espetacular em relação a outros arcades da época e uma paleta de cores bastante humilde, que dava  ao jogo um visual inferior ao que já se via em consoles domésticos de 16-bits na época. Apesar disso, a excelente ambientação, os personagens e cenários bem desenhados e o tiroteio ininterrupto fizeram deste game a mais fiel e divertida adaptação do filme de mesmo nome para o universo dos games.


Chama a atenção que a Konami é também criadora da famosa série de ação Contra, que desde a sua origem sempre “tomou emprestada” para si vários elementos dos dois primeiros filmes da série Alien. Aqui, a Konami percorreu o caminho inverso, e fez um jogo baseado no filme com nítidas inspirações nos games Contra e Super Contra, principalmente no que diz respeito ao design de criaturas. Apesar disso, é claro que Contra e Super Contra são incomparavelmente superiores a este Aliens do arcade.


Conheci o Aliens da Konami por volta de 1992/1993, quando havia uma máquina com o game no então recém inaugurado shopping aqui da cidade onde moro. Até onde me lembro, jogando no arcade nunca fui além da segunda fase, mas sempre curti o jogo, principalmente pelo tiroteio desenfreado e por sua atmosfera. Apesar de muito curto (jogando no emulador, dá pra terminá-lo em uns vinte minutos), no arcade o jogo era bem desafiante e exigia uma boa quantidade de fichinhas na mão para quem quisesse tentar virá-lo.


Para quem gosta dos filmes dos célebres alienígenas babadores de ácido, esse Aliens da Konami é uma ótima pedida, até por sua grande fidelidade ao andamento e aos elementos do filme. É um jogo de ação linear, sem cérebro e curto. Mas, para qualquer retrogamer que gosta de metralhar aliens às centenas (quem não gosta?), é uma diversão extremamente satisfativa.

Algumas fases tem visão em primeira pessoa.

.

O chefão da primeira fase é esse monstrão que ataca na vertical.

.

Os aliens estão por toda parte!

.

Zumbis tentam atacar Ripley. Ei, isso é Aliens ou A Noite dos Mortos Vivos?!?

.

Já imaginou como seria Elevator Action com aliens? Seria assim!

.

A Konami não deixou de fora as nojeiras do filme: olha as pessoas lá no fundo, todas incubando fetos alienígenas! Ecaaaa!!!

.

Até Newt, a garotinha que ficava gritando “Ripleeeeey” durante metado do filme, faz uma ponta no jogo.

.

Se você foi criança nos anos 80, vai lembrar dessa célebre cena do filme!

.

A Rainha Alien sendo arremessada no espaço.

.


Anúncios

6 pensamentos sobre “ALIENS (1990, Arcades)

  1. Rapaz, que excelente resenha.

    Tenho e joguei muito o “Aliens – The Computer Game” do MSX.
    E realmente, a aparição dos aliens naquele jogo causava alguns sustos, algumas vezes. Ainda mais quando acabava a munição de determinado personagem.

    E o Aliens do fliperama era muito legal, embora eu também só tenha chegado na segunda fase. Só fui terminar o jogo no MAME.

    Mas mesmo assim, é um bom jogo, com ação desenfreada, que remete ao clima do segundo filme.

      • oi grande amigo ai eu sou um fa muito grande do filme e desse jogo ja rodei por ai masd nao consigo achar se poder me fazer o favor de me mandare esse aliens da komani fico grato !!!!!!!!!! coutinhojo314@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s