TOP 20 DO GAME BOY ADVANCE – Parte 3

METROID FUSION (2002)

Todo mundo sabe que Super Metroid, lançado em 1994 para o Super NES, é frequentemente considerado como um dos melhores e mais influentes games de todos os tempos. O que nem todo mundo sabe é que o Game Boy Advance recebeu aquilo que mais próximo se poderia chamar de uma verdadeira continuação do clássico do Super Nes: Metroid Fusion. Até o momento, ele é o único jogo da série ambientado após Super Metroid, embora isso vá mudar com o lançamento de Metroid – Other M neste ano, já que o novo game se passará entre os eventos de Super Metroid e Metroid Fusion. Além disso (tirando o remake Metroid Zero Mission), Fusion é o único game pós-Super Metroid que se mantém fiel ao visual e jogabilidade imortalizados no clássico do Super Nes. Os games da série em 3D, como a trilogia Metroid Prime (Wii) e Metroid Hunters (DS) podem ser legais, mas até hoje Metroid Fusion é a única verdadeira continuação de Super Metroid, tanto em roteiro quanto em espírito. E o game é tão bom que sou tentado a cometer a heresia de  dizer que talvez – só talvez – ele possa sob muitos aspectos ser considerado ainda melhor que Super Metroid. Jogue este game, e de preferência num GBA de verdade.

.

.
JUSTICE LEAGUE HEROES – THE FLASH (2006)

Em 2006 o GBA já apresentava sinais de cansaço diante da concorrência com os novos portáteis Sony PSP e Nintendo DS, mas mesmo assim algumas pérolas apareceram. Esse Justice League Heroes – The Flash é o tipo do jogo do qual não se espera nada, e justamente por isso ele surpreende. Trata-se um beat’em up com personagens pequenos e gráficos não muito impressionantes, mas que acaba viciando pela diversão repetitiva e pelos golpes especiais. O Flash conta com alguns movimentos que funcionam muito bem no meio do quebra-pau, como a corridinha que surpreende os inimigos e as sequências de golpes rápidos, que funcionam como se o tempo fosse congelado. A combinação dessas técnicas permite arrebentar os inimigos de maneiras divertidas e satisfatórias. A possibilidade de chamar alguns aliados (como Superman) para detonar todo mundo na tela também é legal. O andamento ágil torna o game divertido e perfeito para um portátil, e o que parecia mais um game genérico de super-heróis acabou se firmando como um dos melhores games exclusivos do GBA. Vale à pena conferir.

.

.

ALIEN HOMINID (2006)

Nascido nos PCs em 2002 na forma de um despretensioso jogo feito em flash, Alien Hominid virou febre e ganhou versões para Playstation 2, Game Cube e Xbox. Se esse jogo já era legal nas telonas, no GBA ele se converteu num dos melhores games de ação do portátil. O visual cartunesco e a ação rápida e descerebrada caíram como uma luva para o que se espera de um action-game portátil, e o jogo é simplesmente divertidíssimo em seu humor sanguinário. O insano alienígena amarelo provoca um verdadeiro extermínio à medida em que avança pelas fases, mas é impossível não virar fã do simpático monstrinho do espaço. Embora Alien Hominid tenha ficado perfeito na telinha do GBA, curiosamente essa versão só foi lançada na Europa.

.

.
SUPER MARIO ADVANCE 4 – SUPER MARIO BROS 3 (2003)

Para a imensa maioria dos gamers que testemunharam a terceira e quarta gerações de videogames, não há dúvida: o melhor game do Mario de todos os tempos ou é Super Mario World do Super Nes, ou Super Mario Bros 3 do Nes. Para que ninguém ficasse na mão, a Nintendo gentilmente relançou ambos para o Game Boy Advance. Enquanto Super Mario World foi lançado como  Super Mario Advance 2, SMB 3 foi lançado como Super Mario Advance 4. E é realmente difícil decidir qual dos dois é melhor, pois ambos apresentam a fórmula 2D de Mario em seu melhor, com todas as qualidades que fizeram esses títulos serem presenças obrigatórias em qualquer lista decente de melhores games de todos os tempos. Claro que Super Mario World tinha gráficos melhores que seu antecessor, pois contava com as capacidades do hardware superior do Super Nes, mas mesmo essa vantagem foi neutralizada nessa versão GBA, que é mais fiel ao remake lançado para o Super Nes em 1993 (na coletânea Super Mario All Stars) do que ao game original de 8-bits do NES. Evidentemente, todos os quatro games relançados no GBA nessa série Super Mario Advance são excelentes, mas entre todos eles, Super Mario World e Super Mario Bros 3 são os destaques absolutos.

.

.
METAL SLUG ADVANCE (2004)

Não é remake, não é compilação: Metal Slug Advance é um game inédito na série, lançado exclusivamente para o GBA! São cinco fases totalmente novas, mas com a jogabilidade e visual tradicionais da série. Em termos técnicos, o jogo não ficou devendo quase nada para os antigos episódios do Neo Geo, e os gráficos realmente impressionam pelo acabamento excelente. Aquele tiroteio interminável e insano que sempre caracterizou Metal Slug mantém seu ritmo nessa primeira aparição da série num portátil. O game é curto, mas difícil pra cacete, com as fases se tornando progressivamente mais cruéis com o jogador. Faltou apenas um modo para dois jogadores, mas isso não chega a comprometer a posição de Metal Slug Advance no rol dos melhores games lançados para o GBA.

.

.

Continua, é claro!

Anúncios

6 pensamentos sobre “TOP 20 DO GAME BOY ADVANCE – Parte 3

  1. Metroid Fusion é um dos melhores jogos de todos os tempos. Muito bom. Só é curtinho. Mas Arrasa!
    O resto da lista eu não conhecia e já estou anotando para conferir no futuro.

    Excelente TOP 20/5.
    Aguardando a continuação.
    Arrasa Nem!

  2. Super Mario Bros. 3 é o meu favorito da série. E acho os jogos da Liga da Justiça para GBA bem fraquinhos, esse não joguei, mas os anteriores não se salvam.

  3. Valeu a força, pessoal! Logo logo libero a última parte do Top 20. E vou acabar cometendo algumas injustiças, porque o GBA tem games legais em excesso! Sério candidato a melhor console portátil de todos os tempos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s