TRUXTON (1989, Mega Drive)

Truxton é um game sobre o qual não há muito o que dizer. É um shot’em up no estilo mais tradicional, no qual o jogador controla uma pequena nave espacial e enfrenta hordas de inimigos alienígenas, desviando de chuvas de tiros e coletando power-ups que deixam sua nave mais poderosa. Deve existir um milhão de games semelhantes com a mesma premissa, mas a pergunta que interessa é: o que faz de Truxton o melhor shot’em up do Mega Drive e um dos melhores de todos os tempos?

Primeiro: jogabilidade. Esse fator é fundamental num game desse estilo, e Truxton se sai muito bem nesse quesito. A nave do jogador se movimenta de maneira ágil e fluída, e as armas funcionam de forma eficiente.

Segundo: gráficos. Truxton não chega a “tirar o suco” do hardware do Mega Drive (até porque foi lançado apenas um ano depois do próprio console), mas apresenta um bonito visual para as naves, cenários e tiros das armas. Sem falar que a bomba “especial” mostra um dos efeitos mais irados já vistos num jogo do estilo, mostrando uma enorme caveira na tela.

Terceiro: power-ups animais. Um game desse estilo não tem graça se você não começar com uma arminha vagabunda e tiver a possibilidade de catar upgrades pelas fases, até o ponto em que a sua pequena navezinha se torna uma mortífera máquina de varrer a tela a tiros, desintegrando tudo e todos. Em Truxton, se você for hábil na coleta de power-ups, conseguirá transformar a sua nave num verdadeiro monstrengo disparador de múltiplos raios laser, e fará os inimigos cagarem nas calças.

Quarto: uma trilha sonora legal. Animalizar alienígenas hostis só é uma diversão plena se houver uma música irada e frenética dando o ritmo ao fundo. As músicas de Truxton são um dos fatores que mais atestam a qualidade do jogo, e instigam o jogador a não se deixar intimidar pela dificuldade crescente.

Quinto: dificuldade de arrancar os cabelos. Shot’em up que não beire o impossível não é shot’em up, e Truxton é insanamente desafiante, ainda mais se você for suficientemente louco pra jogar no modo “hard”. Jogadores de mais idade como eu (que, afinal de contas, já não podem mais abusar dos batimentos cardíacos) encontrarão alento e consideração no oportuno modo “easy”, suficientemente difícil para manter o jogador ocupado por um bom tempo.

Se você gosta de games “de navezinha”, não pense duas vezes antes de mergulhar em Truxton. E não tenha dúvidas de que se trata não apenas do melhor game do estilo do Mega Drive, como também de um dos melhores shot’em ups já feitos.

Anúncios

18 pensamentos sobre “TRUXTON (1989, Mega Drive)

  1. Adorava Truxton também. Uma coisa interessante que aconteceu com o Mega foi que os primeiros jogos foram até mais bem acabados do que os jogos que saíram um pouco depois do sucesso inicial do console. A SEGA caprichava horrores no iníciozinho pra destronar a Nintendo (e conseguiu né) – depois, surgiram jogos com até menor qualidade visual (Golden Axe 2 é um exemplo clássico, até o framerate era menor que o primeiro).

    Olha, gostei do seu blog, visita o meu depois em http://cosmiceffect.wordpress.com, valeu!

  2. Eu tive o cartucho do Truxto. Realmente é o melhor jogo do estilo que já pude encontrar. Quem já teve a oportunidade de joga-lo pelo pc (com algum emulador), vai perceber que o jogo é enorme. Cheguei a “zerar” o jogo 5 vezes e, mesmo, assim, não chegou ao fim. Um cometário bacana, o mostro dá capa é o chefão do fim do jogo.

  3. É viciante esse jogo, daqueles q ñ dá mesmo vontade de parar de jogar. Só vou discordar de uma coisa: a músiquinha de fundo é bem irritante! Aliás, qdo eu jogava na época do Mega, só ela mesmo pra me tirar da frente da tela…

  4. to tentando baixar o truxton mas naum consigo c alguem souber um site onde posso ta baixando por favor me de o endereço… obrigado.

    • Cara eu estou baixao no The Pirate Bay, nõ sei se v dar certo, mas depois qualquer coisa me pergunte pelo msn que eu te falo, valeu.

      • Hudson, enviei a rom do game para você por e-mail. Abraço! 🙂

  5. oooi, deixa eu te perguntar, eu tinha esse jogo anoos atrás, meu pai é louco por ele 😡
    você pode me dizer como faço pra baiixar ?
    beeeijos beeijos
    mt obrigada (:

    • Ailana, tomei a liberdade de enviar a rom do jogo para você por e-mail, só que você precisará de um emulador para rodá-lo no seu computador (espero que você seja familiarizada com isso hehehe). Em caso de dúvida, entre novamente em contato comigo e eu oriento você sobre como proceder. Abraço e continue assídua aqui no nosso pequeno cemitério de games jurássicos! 🙂

  6. queria baixar o truxton mas naum consigo se alguem souber por favor me de o endereço……….kleber.p.f@hotmail.com

  7. TRUXTON ME FAZ LEMBRAR DA INFANCIA….COMO ERA BOM PODER JOGAR UM FLIPER NAQIELA ÉPOCA…BONS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM….

  8. Taí um jogo que gostaria de poder jogar novamente. Ainda que tivessem jogos considerados melhores, acho que foi Truxton que me prendeu mais tempo em frente à TV, com as mãos calejadas de tanto jogar. Bons tempos!

  9. Ola boa tarde adoro esse jogo,quando jogava eu zerava 3 vezes o level depois ficava muito rápido,e não dava para zerar mais.

  10. O megadrive queria trazer a experiência de jogar num fliperama para a casa das pessoas, a um custo razoável para a época. E na minha opinião conseguiu ! Truxton, raiden trad, golden axe, viewpoint… a lista é extensa de ports bem feitos para o console. Duvidas ? Então jogue a versão original dos jogos citados no mame, e compare com o jogo no megadrive.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s